quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Arsenal vs. Spurs

Ontem, foi dia de derby no norte de Londres. Duas equipas rivais encontraram-se e disputaram uma partida para a Capital One Cup. Arsenal, a equipa que apoio, contra o Tottenham no White Hart Lane, o estádio da última equipa. Estes são os jogos que mais gosto de ver. Os jogadores estão mais motivados, tal é a rivalidade, e isso nota-se em campo. No entanto, muitas das vezes as coisas não correm bem e geralmente a culpa é dos adeptos. Desta vez foi, mais uma vez. O Arsenal ganhou, apesar de não ter sido uma vitória fácil. Foi uma boa noite para ver futebol, o ambiente estava incrível, o jogo correu bem destacando-se um golo fantástico que nos levou à vitória. Havia muitos motivos para celebrar mas alguns adeptos do Arsenal não ficaram satisfeitos com a vitória e sentiram também necessidade de começar a destruir o estádio. Porquê? Nem eu sei. São coisas que nem as velhas rivalidades justificam. Não são adeptos, são delinquentes. 
Saí do estádio no momento em que percebi que eles não iam parar. Não queria compactuar com o que estava a acontecer e vim embora, festejar de maneira diferente com os meus amigos. Talvez não seja o melhor exemplo para falar do assunto uma vez que não odeio de morte o Tottenham - e isso, pelos vistos, é obrigatório caso uma pessoa seja adepta do Arsenal. Não simpatizo com a equipa em si mas gosto de alguns dos jogadores. Riu-me de anedotas que me contam sobre eles e até digo algumas piadas, de vez em quando, na brincadeira. Nada mais. Não detesto o clube e é por essa mesma razão que não consegui perceber o que motivou a situação de ontem.
Nem eu nem nenhum adepto do Arsenal gosta de ver o Emirates - o nosso estádio - destruído por adeptos de equipas rivais. As coisas correm sempre bem e o ambiente é sempre incrível quando toda a gente se comporta de forma adequada, como pessoas e não como animais. Num estádio as coisas funcionam como em nossa casa. Ninguém gosta que os seus convidados se portem mal e destruam as suas coisas. Por essa mesma razão, quando vamos a casa dos outros temos que nos saber comportar. A rivalidade não justifica a falta de respeito. Eles perderam mas nós é que ficamos mal vistos.


4 comentários:

  1. As pessoas não percebem que a rivalidade deve ser mantida dentro das quatro linhas nem tão pouco entendem que é só futebol; um entretenimento.

    ResponderEliminar
  2. "Eles perderam mas nós é que ficamos mal vistos.". Resumiste tudo nesta frase. Não sou especial apreciadora de futebol mas, seja lá em que desporto for, nós ( seres humanos) temos que ser civilizados e saber respeitar-nos uns aos outros. É um principicio básico que a tanta gente custa entender.

    ResponderEliminar
  3. Isso fez-me lembrar quando há um ano ou mais, alguns adeptos do Sporting decidiram pegar fogo às bancadas do estádio da Luz. São acções de uns quantos delinquentes, como bem disseste, mas que depois acabam por se projectar para a restante massa dos adeptos. E digo isto também por experiência própria que, como adepta do Chelsea (provavelmente a ovelha negra da liga inglesa, ou algo semelhante), basta uma pequena parte fazer algo humanamente estúpido para cair o carmo e a trindade em cima de todos os adeptos. Não é que as pessoas não acabem por ter razão, mas por enquantos, estes "adeptos" ainda são apenas uma amostra. Mas por acaso, é este género de comportamentos (e outros tantos do mesmo género) que me faz, em grande parte, nunca querer assistir a jogos entre equipas "grandes" (no contexto português diga-se).

    ResponderEliminar
  4. Nunca percebi o fanatismo no futebol!!

    ResponderEliminar