quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Acho piada ao facto de agora, que a União Europeia está a abrir as portas aos refugiados, as pessoas se lembrarem que os seus países têm sem-abrigos e pessoas a viver na miséria. Até então, poucas eram as pessoas que se importavam realmente com este problema mas agora está toda a gente muito indignada. Há coisas que não consigo perceber.


4 comentários:

  1. Eu tenho falado nisso mas sempre tentei ajudar alguns sem-abrigo e ainda hoje ofereço comida ou o que puder quando vejo algum. Os sem-abrigo para mim nunca foram lixo e sempre os tratei como pessoas e tentei ajudar (e ajudo) das mais variadas formas. Mas acho que não se trata de se importarem muito com este problema ou não, só agora. Trata-se de se sentirem quase traídas por não existir dinheiro para que a nossa família fique cá e haja dinheiro para cuidar de outras pessoas. Muitos amigos meus (e eu incluída) viram familiares a abandonar o país porque não conseguiam sobreviver aqui. Arrisco-me a dizer que pelo menos metade das famílias portuguesas perderam pessoas. Casas penhoradas, salário de escravo (quando existem) e coisas do género. Afinal há dinheiro, mas não para ajudar os nossos, percebes? É isso que estas pessoas estão a pensar.
    Concordo que há pessoas que simplesmente são do contra e adoram arrajar problemas. Mas nem todas são assim. E este tema mexe com muita gente e muitos sentimentos tristes.

    ResponderEliminar
  2. Percebo perfeitamente o teu ponto de vista, porque o partilhamos. É sempre assim, em qualquer crise existem pessoas que são do contra e arranjam os mil e um argumentos necessários para se defenderem. Mas no meio de tantas pessoas há simplesmente aquelas que se sentem injustiçadas. Eu percebo essas segundas pessoas. Porque vi de perto muita gente perder tudo por causa de dinheiro e por causa da maldita crise. Mas sim, eu sei que são coisas diferentes e que as coisas não são assim lineares (nomeadamente o dinheiro que vai para eles e o que vem para nós, portugueses). Nem posso falar muito nisso porque não percebo assim tanto.
    Mas também não nos podemos esquecer que existem muitas notícias - supostamente falsas - que circulam na internet. E essas notícias criam medo. E o medo é dos piores sentimentos que se pode incutir numa população :/

    ResponderEliminar
  3. Percebo o que queres dizer.
    Eu até diria que é algo que exemplifica o oportunismo humano. Até que os problemas lhes batam à porta, tudo e mais alguma coisa é ignorada. É como se as pessoas (ou problemas, noutros casos) não existissem. E depois porque convém, já está toda a gente atenta a tudo e mais alguma coisa. É mau ver como é que a sociedade realmente funciona. A sociedade mundial precisava de levar uma viragem de 180º.

    ResponderEliminar